O sensor de estacionamento pode ser encontrado de série em alguns modelos de luxo, ou ser acoplado após a compra do veículo, já que diversas marcas oferecem o dispositivo como acessório.
Para que serve?
Assim como sugere o nome, o sensor de estacionamento é um dispositivo instalado em duplas, normalmente no para-choque dos veículos, e tem como função calcular a distância entre o automóvel e um obstáculo.
É bastante útil na hora de estacionar veículos em locais considerados apertados, como em uma vaga entre dois automóveis. Além disso, o uso do sensor ajuda o motorista a executar a manobra sem o risco de atingir algum objeto localizado em áreas de difícil visão, conhecidas como ‘pontos cegos’ e pode evitar pequenos incidentes, como os indesejáveis arranhões na parte traseira do veículo.
“O sensor de estacionamento é um acessório que até bem pouco tempo atrás era um requinte exclusivo de veículos importados de luxo, mas hoje está disponível como acessório para qualquer veículo, nacional ou importado”, é o que explica Luiz Augusto Ribeiro da Silva, diretor da World Film.
Como funciona?
Provavelmente, a maior dúvida em torno desse acessório, é como ele consegue identificar que existe algo posicionado atrás do automóvel.
A tecnologia que permite o funcionamento do sensor de estacionamento é chamada de ultrassom. Uma frequência sonora que não pode ser ouvida pela audição humana é emitida por um dos sensores instalados no veículo.
Ao refletir no objeto próximo, essa onda retorna e é captada pelo outro sensor instalado no automóvel.
A distância é calculada de acordo com o tempo que a frequência demora para retornar ao sensor, com base na velocidade do som que é de aproximadamente 340 metros por segundo. Quando essa onda sonora não retorna, é sinal de que o objeto está fora do raio de alcance ou é pequeno demais para ser captado.
O dispositivo é acionado juntamente com a marcha-a-ré, e ao identificar a barreira, sinaliza para o condutor através da emissão de ‘bips’ (que podem variar em três estágios), que aumentam de acordo com a proximidade com o obstáculo e se tornam ininterruptos quando o carro chegou ao limite para não colidir com o obstáculo.
A distância mínima para que o sensor comece a captar um objeto é de dois metros (quando começa a emitir os bips) e tem a marca máxima em 30 centímetros de proximidade com a sinalização contínua.
Nos modelos mais modernos, o aviso é dado por um display digital localizado no painel, onde é possível visualizar a distância exata entre o carro e o objeto.
Além disso, também é possível conectar com outros dispositivos, como o sistema de áudio do veículo. Dessa forma, além do aviso sonoro, é possível ver a distância na tela do aparelho, bem como, a direção do obstáculo, uma vez que o sensor que o detecta pisca no display.
Alguns modelos ainda oferecem ao usuário a possibilidade de personalizar a ativação da distância, que pode variar de 1,5 m até 60 cm.
Há também a opção de sensores tradicionais, que são encaixados em pequenos furos no para-choque traseiro, ou a versão em fita magnética, que é colada na parte interna do para-choque, sem a necessidade de perfuração. A faixa de alcance varia e permite ao motorista estacionar sem a necessidade de baixar os vidros, o que, ajuda em dias de chuva e proporciona um aumento da segurança dos ocupantes do veículo.
Sensor com câmera
Outra novidade que envolve o auxílio a estacionamento é a possibilidade de utilizá-lo juntamente com uma câmera traseira, capaz de mostrar ao condutor todo obstáculo detectado na parte de trás do carro.
Com o avanço desta tecnologia, é possível oferecer mais segurança aos usuários. “É mais uma opção para facilitar ainda mais o dia a dia do motorista”, avalia Luiz Augusto Ribeiro da Silva, da World Film.
Alguns veículos a venda no Brasil já possuem sensor de estacionamento integrado à câmera de série, como: BMW X6, Kia Soul e Chrysler Town & Country.
Fonte: http://www.carroseacessorios.com.br/noticias_interna.asp?vIdNoticia=1194&id_tiponoticia=2&pag=1